Como evitar vazamento de dados da sua empresa?
Por 7IT - 09/12/2021
Uma empresa pode ter graves prejuízos financeiros, de reputação, pode ir à falência por vazamentos de dados corporativos confidenciais, ou até mesmo a perda deles. A mesma tecnologia que veio para facilitar os negócios pode ser perigosa se a empresa não der a real importância à proteção de dados aliada da segurança digital.
Sabemos que são inúmeras causas para uma empresa ter informações roubadas, furtadas ou vazadas. Muitas temem o ataque malicioso de hackers externos e até se protegem contra eles, o que é importante, mas muitas vezes não se preocupam como deveriam com as ameaças internas provocadas por próprios colabores, seja intencionalmente ou não.
Listamos abaixo, resumidamente, alguns cuidados necessários que uma empresa deve ter para evitar vazamentos de dados críticos, lembrando que cada empresa tem uma necessidade e é importante a análise de um especialista em cibersegurança para entender o que o seu ambiente necessita.
1) Foque nas pessoas: Infelizmente os ataques internos acontece, por isso, é fundamental os colaboradores ter capacitações de acordo com os cargos que ocupam. Vale definir uma política interna de segurança acessível e de fácil entendimento a todos. É preciso deixar claro o que é permitido e o que é proibido dentro da organização, como o acesso a determinados sites, redes sociais ou usos de dispositivos móveis ou restringir acessos de arquivos que só diz respeito a certos setores. Considere implantar a obrigatoriedade de contratos de confidencialidade dependendo do nível de cada profissional.
2) Acesso e mobilidade: Atualmente é impossível imaginar gerir uma empresa sem o uso da mobilidade. Acessar qualquer documento, a qualquer hora de qualquer lugar agiliza muito o fluxo das rotinas. Porém, essa facilidade quando mal direcionada pode ser uma porta perigosa para vazamentos de dados, seja por e-mail ou por acesso à web. O acesso remoto pode facilitar essas ameaças, mas o cuidado precisa se estender também à rede interna e por isso é preciso redobrar o cuidado com downloads e compartilhamento de arquivos internos.
3) Invista em tecnologia: Em ambos os casos, a empresa precisa investir em antivírus, soluções de segurança de prevenção a perda se dados, anti-malware, criptografia, alertas, soluções de monitoramento, uso de senhas fortes, testes periódicos de vulnerabilidade, backups, incentive certificações, entre outros controles de segurança. Com a ajuda de empresas especializadas é possível definir quais as áreas mais vulneráveis aos ataques, quais dados são mais sigilosos e qual a tecnologia mais indicada para protege cada uma das informações.
As ameaças à vulnerabilidade dos dados corporativos são reais, mas isso não deve tirar o sono de nenhum gestor. O ponto é ter em mente que para evitar vazamentos de dados e prejuízos para sua empresa é preciso focar em pessoas e tecnologias. E mais, entender que os prejuízos causados por esses eventos são muito maiores do que o investimento em segurança.
Se você gostou do assunto e tem interesse em saber entender e conhecer mais, saiba que a 7IT é uma empresa especializada em prevenção de ataques, oferecemos ferramentas de cibersegurança, acesso remoto, produtividade e contamos com uma equipe especializada em Infraestrutura de TI.
Não perca mais tempo, podemos te ajudar a proteger sua empresa contra os ataques virtuais. Fale conosco!