Entenda melhor o Firewall e o que ele faz por seu computador

 

O Firewall é um dos recursos mais conhecidos para proteger os usuários de ameaças. Há mais de 25 anos, esses dispositivos de segurança de rede vêm sendo a linha de frente da defesa de milhares de usuários.

No momento em que a conexão com uma rede externa ou com a Web é estabelecida, o Firewall ajuda a evitar invasões, roubo de identidade, malware e outras fraudes comuns online.

Assim, como o nome sugere, o Firewall age como um muro erguido entre o computador e a rede. Ele filtra qual tráfego é seguro e pode passar. Enquanto isso, o conteúdo identificado como malicioso é bloqueado, sem impedir que os dados necessários continuem fluindo. Em inglês, “firewall” significa “parede de fogo”, e remete às portas antichamas usadas nas passagens para escadarias de incêndios.

Mas afinal, com tantas ferramentas novas de segurança, o Firewall ainda é uma prioridade? O que ele faz por seu computador na prática?

Hoje, você entenderá como funciona o Firewall, quais são os tipos existentes e o que o torna indispensável para a sua proteção e sua infraestrutura de TI.

Qual a importância de um Firewall?

Para uma empresa, um Firewall é um ótimo aliado para garantir maior controle do administrador sobre uma rede. Além disso, é possível criar um controle do uso da internet, limitando alguns conteúdos e até mesmo personalizando horários de acesso.

Desse modo, o gestor pode melhorar tanto a produtividade quanto a segurança da empresa. Mesmo que você não tenha o perfil de gestor que opta por proibir o acesso às redes sociais, filtrar alguns conteúdos pode ser positivo para garantir menos falhas nos processos internos.

Ademais, o Firewall trabalha com relatórios sobre as atividades. Isso gera mais conhecimento para os gestores, que ganham um fluxo de dados e comunicação mais segura e confiável.

Ou seja, um Firewall é uma ferramenta de proteção essencial para o controle de acesso e monitoramento de comunicação entre computadores e a internet. Ele não deve faltar em uma empresa, pois esse controle para otimização dos resultados e garantia a mais de segurança fazem a diferença.

Leia também: Como evitar vazamento de dados da sua empresa

Conheça os tipos de Firewall

Você sabia que existem diversos tipos de Firewall? Em primeiro lugar, precisamos separar os softwares dos hardwares. Sim, embora o mais conhecido seja na forma de software, existe também o Firewall como hardware!

Na forma de hardware, você encontra a vantagem de um equipamento dedicado. Dessa forma, o firewall pode ser capaz de tratar mais requisições e aplicar os filtros com mais agilidade.

Atualmente, existem quatro tipos principais de Firewall. Cada um com seus usos específicos e vantagens. Confira todos a seguir!

Leia também: Cybersegurança: Uma prioridade

▪ Firewall de proxy

Vamos começar por um dos primeiros tipos de firewall criados. O firewall de proxy atua em uma aplicação específica, funcionando como uma passagem entre as redes. É comum que as pessoas usem servidores proxy para aproveitar recursos adicionais, como o armazenamento em cache e segurança de conteúdo ao evitar conexões diretas de fora da rede.

Um porém é que os recursos adicionais podem afetar a taxa de transferência e as aplicações que os servidores podem comportar.

▪  Firewall com inspeção de estado

Hoje, conhecemos esse tipo de firewall como tradicional. Ele permite ou bloqueia tráfego de acordo com o estado, a porta e o protocolo. Além disso, ele monitora toda a atividade desde o momento em que uma conexão é aberta, até que ela seja fechada.

Para que essas decisões de filtragem sejam definidas, é preciso que o administrador estabeleça algumas regras. O firewall com inspeção de estado também considera o contexto, usando informações de conexões anteriores.

▪  Firewall de Gerenciamento unificado de ameaças (UTM)

Chamamos de dispositivo UTM (Unified Threat Manager) aquele que combina as funções de um firewall com inspeção de estado e prevenção contra ameaças como intrusões. Ou seja, é uma plataforma integrada de soluções de segurança, possuindo até mesmo recursos de antivírus.

Flexível, um firewall UTM pode incluir serviços adicionais diversos. Em alguns casos, pode incluir o gerenciamento em nuvem! Os firewalls UTM são conhecidos pela simplicidade e facilidade de uso.

▪  Firewall de próxima geração (NGFW)

Atualmente, os firewalls já evoluíram muito e possuem funções além da filtragem de pacotes e inspeção stateful. O chamado firewall de próxima geração vem sendo amplamente implementado pela maioria das empresas.

Além de bloquear ameaças modernas, como tipos avançados de malware, o NGFW inclui recursos que previnem invasões e lidam com ameaças que ainda estão em evolução. Com um NGFW focado em ameaças, você pode saber quais recursos forem um risco maior, reagir rapidamente a ataques com automação de segurança inteligente, e muito mais.

Esse tipo de firewall reduz expressivamente o tempo entre a detecção e a limpeza das ameaças. Mesmo após a inspeção inicial, a solução continua suas atividades de monitoramento. Ele também facilita a administração e reduz a complexidade com políticas unificadas.

Fortigate: o Firewall NGFW das grandes empresas

Um ótimo exemplo de firewall NGFW é o oferecido pela Fortinet, o FortiGate. Com ele, você conta com uma inspeção mais profunda de cada conteúdo, incluindo:

  • Inspeção SSL

  • Application control

  • Intrusion prevention

  • Visibilidade avançada de toda a superfície de ataque

Muito mais do que bloquear malware, um firewall NGFW como o FortiGate entrega a flexibilidade necessária para se proteger das novas ameaças que surgem, já que os firewalls tradicionais estão se tornando cada vez mais obsoletos. O FortiGate é eficiente em ambientes dinâmicos de grandes empresas, além de ser facilmente escalável.

Dentre os diferenciais entre outros firewalls NGFW, o FortiGate é mais rápido e mais avançado, possuindo a melhor avaliação pelo NSS Labs, Virus Bulletin e AV Comparatives. Sua segurança escalável é simplificada em um sistema modular de chassi fácil de gerenciar. Falando em gerenciamento, você acompanha tudo em um painel de controle único, centralizando a análise de ameaças e relatórios.

É por isso que aqui na 7IT nós escolhemos trabalhar com soluções Fortinet para nossos clientes que precisam de segurança de rede. Somos os parceiros oficiais Fortinet no Brasil, e estamos prontos para te ajudar!

Se você está precisando melhorar sua infraestrutura de TI para se proteger de ataques, saiba mais sobre as soluções Fortinet aqui.

Menu