Entenda melhor o Firewall e o que ele faz por seu computador
Por 7IT - 26/05/2022
O Firewall é um dos recursos mais conhecidos para proteger os usuários de ameaças. Há mais de 25 anos, esses dispositivos de segurança de rede vêm sendo a linha de frente da defesa de milhares de usuários.
No momento em que a conexão com uma rede externa ou com a Web é estabelecida, o Firewall ajuda a evitar invasões, roubo de identidade, malware e outras fraudes comuns online.
Assim, como o nome sugere, o Firewall age como um muro erguido entre o computador e a rede. Ele filtra qual tráfego é seguro e pode passar. Enquanto isso, o conteúdo identificado como malicioso é bloqueado, sem impedir que os dados necessários continuem fluindo. Em inglês, “firewall” significa “parede de fogo”, e remete às portas antichamas usadas nas passagens para escadarias de incêndios.
Mas afinal, com tantas ferramentas novas de segurança, o Firewall ainda é uma prioridade? O que ele faz por seu computador na prática?
Hoje, você entenderá como funciona o Firewall, quais são os tipos existentes e o que o torna indispensável para a sua proteção e sua infraestrutura de TI.
Para uma empresa, um Firewall é um ótimo aliado para garantir maior controle do administrador sobre uma rede. Além disso, é possível criar um controle do uso da internet, limitando alguns conteúdos e até mesmo personalizando horários de acesso.
Desse modo, o gestor pode melhorar tanto a produtividade quanto a segurança da empresa. Mesmo que você não tenha o perfil de gestor que opta por proibir o acesso às redes sociais, filtrar alguns conteúdos pode ser positivo para garantir menos falhas nos processos internos.
Ademais, o Firewall trabalha com relatórios sobre as atividades. Isso gera mais conhecimento para os gestores, que ganham um fluxo de dados e comunicação mais segura e confiável.
Ou seja, um Firewall é uma ferramenta de proteção essencial para o controle de acesso e monitoramento de comunicação entre computadores e a internet. Ele não deve faltar em uma empresa, pois esse controle para otimização dos resultados e garantia a mais de segurança fazem a diferença.
Leia também: Como evitar vazamento de dados da sua empresa
Você sabia que existem diversos tipos de Firewall? Em primeiro lugar, precisamos separar os softwares dos hardwares. Sim, embora o mais conhecido seja na forma de software, existe também o Firewall como hardware!
Na forma de hardware, você encontra a vantagem de um equipamento dedicado. Dessa forma, o firewall pode ser capaz de tratar mais requisições e aplicar os filtros com mais agilidade.
Atualmente, existem quatro tipos principais de Firewall. Cada um com seus usos específicos e vantagens. Confira todos a seguir!
Leia também: Cybersegurança: Uma prioridade
Vamos começar por um dos primeiros tipos de firewall criados. O firewall de proxy atua em uma aplicação específica, funcionando como uma passagem entre as redes. É comum que as pessoas usem servidores proxy para aproveitar recursos adicionais, como o armazenamento em cache e segurança de conteúdo ao evitar conexões diretas de fora da rede.
Um porém é que os recursos adicionais podem afetar a taxa de transferência e as aplicações que os servidores podem comportar.
Hoje, conhecemos esse tipo de firewall como tradicional. Ele permite ou bloqueia tráfego de acordo com o estado, a porta e o protocolo. Além disso, ele monitora toda a atividade desde o momento em que uma conexão é aberta, até que ela seja fechada.
Para que essas decisões de filtragem sejam definidas, é preciso que o administrador estabeleça algumas regras. O firewall com inspeção de estado também considera o contexto, usando informações de conexões anteriores.
Chamamos de dispositivo UTM (Unified Threat Manager) aquele que combina as funções de um firewall com inspeção de estado e prevenção contra ameaças como intrusões. Ou seja, é uma plataforma integrada de soluções de segurança, possuindo até mesmo recursos de antivírus.
Flexível, um firewall UTM pode incluir serviços adicionais diversos. Em alguns casos, pode incluir o gerenciamento em nuvem! Os firewalls UTM são conhecidos pela simplicidade e facilidade de uso.
Atualmente, os firewalls já evoluíram muito e possuem funções além da filtragem de pacotes e inspeção stateful. O chamado firewall de próxima geração vem sendo amplamente implementado pela maioria das empresas.
Além de bloquear ameaças modernas, como tipos avançados de malware, o NGFW inclui recursos que previnem invasões e lidam com ameaças que ainda estão em evolução. Com um NGFW focado em ameaças, você pode saber quais recursos forem um risco maior, reagir rapidamente a ataques com automação de segurança inteligente, e muito mais.
Esse tipo de firewall reduz expressivamente o tempo entre a detecção e a limpeza das ameaças. Mesmo após a inspeção inicial, a solução continua suas atividades de monitoramento. Ele também facilita a administração e reduz a complexidade com políticas unificadas.
Um ótimo exemplo de firewall NGFW é o oferecido pela Fortinet, o FortiGate. Com ele, você conta com uma inspeção mais profunda de cada conteúdo, incluindo:
Muito mais do que bloquear malware, um firewall NGFW como o FortiGate entrega a flexibilidade necessária para se proteger das novas ameaças que surgem, já que os firewalls tradicionais estão se tornando cada vez mais obsoletos. O FortiGate é eficiente em ambientes dinâmicos de grandes empresas, além de ser facilmente escalável.
Dentre os diferenciais entre outros firewalls NGFW, o FortiGate é mais rápido e mais avançado, possuindo a melhor avaliação pelo NSS Labs, Virus Bulletin e AV Comparatives. Sua segurança escalável é simplificada em um sistema modular de chassi fácil de gerenciar. Falando em gerenciamento, você acompanha tudo em um painel de controle único, centralizando a análise de ameaças e relatórios.
É por isso que aqui na 7IT nós escolhemos trabalhar com soluções Fortinet para nossos clientes que precisam de segurança de rede. Somos parceiros oficiais Fortinet no Brasil, e estamos prontos para te ajudar!
Se você está precisando melhorar sua infraestrutura de TI para se proteger de ataques, saiba mais sobre as soluções Fortinet aqui.