Fim do Suporte ao Windows 8.1 cria ambiente perigoso
Saiba mais sobre o que fazer se você ainda utiliza esse sistema operacional
Por 7IT - 13/07/2022
O suporte ao Windows 8.1 será encerrado em 10 de janeiro de 2023, a partir dessa data, quem ainda estiver executando o Microsoft 365 no Windows 8.1 não receberá mais atualizações para os aplicativos Office.
A Microsoft prometeu continuar soltando atualizações para corrigir vulnerabilidades de segurança, mas elas só seguirão até o dia 10 de janeiro. Além disso, serão encerradas as atualizações de recursos e qualidade.
Não fique vulnerável ao ransomware e outros ataques virtuais! Confira aqui o que fazer para se proteger do perigo virtual com o fim do suporte ao Windows 8.1.
Lançado em outubro de 2013, o Windows 8.1 foi o sucessor da versão 8 do sistema operacional. Sua maior mudança foi a integração com dispositivos móveis que também operassem com Windows, além de otimizações e mudanças de funcionamento. Por fim, o Windows 8.1 se tornou apenas uma renovação da plataforma 8.
Na versão 8, lançada em 2012, a Microsoft apostou em um sistema centrado em toques e Live Tiles. Foram removidas características importantes, como o clássico botão Iniciar. Isso levou a uma certa rejeição por parte dos usuários. O suporte ao Windows 8 terminou em 12 de janeiro de 2016.
No ano seguinte, a versão 8.1 retornou o botão e alguns outros detalhes. Porém, isso não foi suficiente para atrair a atenção dos consumidores. Por essa razão, a era do Windows 8 terminou, mas sempre existirão os usuários nostálgicos que permanecem apegados às versões como essas.
Se você ainda usa o Windows 8.1, o que a Microsoft recomenda é migrar para o Windows 10, lançado em 2015, ou para o Windows 11, de 2021. Porém, é preciso considerar que a atualização de sistema é paga, e uma licença do Windows 10 custa R$ 470 na versão Home, e R$ 810 na versão Pro.
Além disso, considere que o suporte ao Windows 10 também já tem data marcada para terminar: 14 de outubro de 2025. Assim, talvez o ideal seja investir em uma máquina nova, já com o Windows 11 instalado.
Como o computador não deixará de funcionar mesmo com o fim do suporte ao Windows 8.1, é comum que muitos usuários achem confortável permanecer nessa versão do sistema. Entretanto, o maior problema é a vulnerabilidade aos ataques de cybersegurança.
Assim que um sistema começa sua “aposentadoria”, os hackers já começam a explorar falhas de segurança presentes. Como sabem que não haverá mais atualizações para o sistema operacional, os dispositivos ficam na mira dos cybercriminosos.
Um exemplo de ameaça é a CVE-2022-26925. Considerada pelo Kaspersky a vulnerabilidade mais perigosa para os sistemas Windows a partir do Windows 7, ela pode ser combinada aos ataques de retransmissão NTLM em serviços de Active Directory. Desse modo, o nível de gravidade fica em 9,8, pois a ameaça pode permitir que o invasor faça a autenticação em um controlador de domínio.
Assim como a CVE-2022-26925, existem outras vulnerabilidades de nível crítico, como a RCE do Windows Network File System (NFS) CVE-2022-26937, bem como cve-2022-2012 e CVE-2022-29130, duas vulnerabilidades RCE no serviço LDAP.
Para se proteger de um perigo virtual como os citados acima, a primeira precaução é instalar as atualizações da Microsoft em seu sistema Windows. Mas e nos casos em que isso não é mais possível graças ao fim do suporte ao Windows? O que fazer?
Se você precisa de segurança, as soluções de FortiMail, FortiGate-VM e FortiAnalyzer são excelentes opções. Trata-se de produtos que garantem um gerenciamento e uma segurança de rede completa.
Com o Unified Threat Management, conhecido como conceito UTM, a Fortinet integra funções em uma única plataforma, incluindo:
Leia também: Entenda melhor o Firewall e o que ele faz por seu computador
Você sabia que a 7IT é parceira oficial Fortinet no Brasil? Com mais de 7 anos de parceria, temos uma oferta muito completa que vai desde o perímetro da rede, até soluções de análises, e-mails e nuvem.
Além de Autorizada Fortinet, somos através de nosso time, especialistas certificados Fortinet para gerenciar e suportar seus firewalls.
Nossa oferta conta com a linha completa Fortinet:
Se interessou por essa solução completa? Tenha mais segurança com Fortinet.
Caso você opte por atualizar seu Windows, um reforço de segurança muito importante são os recursos de segurança avançada para os assinantes do Microsoft 365.
Os novos recursos de proteção oferecem aos assinantes segurança adicional com:
Leia também: Ransomware no Brasil: País lidera ranking de ataques e alerta empresas
Em caso de ransomware, a restauração de arquivos do One Drive for Business para a conta pessoal do One Drive é uma boa estratégia. Assim, é possível restaurar todo o One Drive para um ponto anterior de 30 dias atrás. Você pode usar esse recurso para se recuperar de uma exclusão em massa acidental, corrupção de arquivo, ransomware ou outros problemas.
Há também a detecção ou recuperação de ransomware, que ajuda a restaurar o seu One Drive. Se um ataque for detectado, você será alertado por uma notificação no e-mail, celular ou na área de trabalho. Desse modo, você será guiado para um processo de recuperação simples.
Para ajudar a manter a segurança das informações privadas, os novos recursos do Microsoft 365 também incluem links de compartilhamento protegidos por senha, criptografia de e-mail e até um recurso que evita o encaminhamento de informações sensíveis.
Gostaria de se proteger do malware, ransomware e phishing com o Microsof 365? Garanta seu licenciamento com a 7IT.