Desde que a internet, as redes sociais e as empresas de crescimento exponencial (Startups) conquistaram espaço, a inovação ganhou protagonismo, sendo discutida com maior profundidade mundialmente nos mais diversos setores.
Atualmente, quando inovação e TI são bem equilibradas em uma empresa, é possível ver um crescimento em alcance e faturamento em uma escala que não era possível há 10 anos. Desse modo, vemos novos mercados surgirem, e os que já existiam se adequam rapidamente às novas tendências de consumo.
Um exemplo recente de situação em que inovação e TI foram indispensáveis em conjunto foi a pandemia da COVID-19. Comércios precisaram se adaptar às pressas ao e-commerce, empresas precisaram aderir ao home-office e trabalho híbrido sem perder produtividade. Ao mesmo tempo, a segurança da informação não podia ser deixada de lado, pois as empresas entenderam o quanto os dados de clientes e colaboradores são importantes.
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Porém, mesmo com o impulsionamento dos últimos anos, ainda temos muito o que evoluir em questão de inovação. Segundo o Índice Global de Inovação 2022, elaborado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, o Brasil ocupa a 54° posição no ranking mundial. Em relação ao ano de 2021, temos um avanço de três posições.
Hoje, vamos entender melhor o que é inovação e tecnologia, além de como a inovação pode ser melhor aplicada na tecnologia da informação e na gestão de TI. Boa leitura!
Primeiro, o que é inovação?
Antes de mais nada, é importante entender o conceito de inovação. Conforme o Portal da Indústria, inovar é criar algo, introduzir novidades, renovar, recriar. A inovação é tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente.
Para Joseph Schumpeter, economista e cientista político austríaco que criou o conceito de “destruição criativa”, inovação é o motor do crescimento econômico. Já para outro entusiasta da inovação, o escritor e professor Peter Drucker, a inovação é a habilidade de transformar algo já existente em um recurso que gere riqueza.
Podemos também recorrer à explicação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é referência mundial para os conceitos e metodologias de análise da inovação nas empresas. Para a OCDE, inovação é um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação dos dois) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da empresa, e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso.
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Assim, fica claro que a inovação é feita de conhecimento e criatividade para encontrar novas soluções, mesmo que partindo de algo existente, e que deve ser implementada, ou seja, sair do papel. Ela é peça-chave para organizações desenvolverem novos produtos e tecnologias, além de novos métodos, formas de trabalhar e de se relacionar com o público.
Como inovação e TI se relacionam?
Transformação digital, indústria 4.0, Internet das coisas. Você já deve ter ouvido pelo menos um destes termos. Eles fazem parte da nossa realidade graças à junção da tecnologia e inovação.
Nesse sentido, a tecnologia está constantemente presente na atividade produtiva. Ela é essencial para que a inovação saia do campo das ideias e se torne aplicável nas empresas e em nosso dia a dia, pois é a tecnologia que oferece ferramentas para que isso seja possível.
Um exemplo claro do quanto inovação e TI são uma combinação vital para empresas é o quanto aquelas que possuem tecnologias da Indústria 4.0 souberam lidar melhor com as mudanças trazidas pela pandemia.
De acordo com uma pesquisa feita em 2021 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada ao Instituto FSB Pesquisa, as empresas que adotaram tecnologia da indústria 4.0 se saíram melhor na crise: 54% registraram um lucro igual ou maior que o período pré-pandemia, isso olhando apenas para as que adotaram três tecnologias. No caso de empresas que adotaram quatro ou mais tecnologias, o lucro é maior em 29%. As chamadas tecnologias 4.0 incluem robótica avançada, computação em nuvem, big data, inteligência artificial, softwares de gestão avançada da produção, e entre outros.
Desse modo, vemos que a transformação digital alcançada pelo implemento de inovação tecnológica não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade. Inovação e TI elevam o grau de maturidade de empresas para que não quebrem diante de novos cenários, e além disso, é refletida em valorização.
Afinal, o chamado valor intangível já representa 90% do valor de mercado das 500 maiores empresas americanas (Segundo o S&P 500, conforme os dados de abril de 2021). O valor inatingível é composto por vantagens competitivas, cultura empresarial, liderança, mas principalmente pela capacidade de inovar e usar a tecnologia da informação ao seu favor.
Inovação e TI: Exemplo da Magazine Luiza
Embora somente quatro empresas dentre as mil que mais investem em pesquisa e inovação no mundo sejam brasileiras (Petrobras, Vale, Embraer e Totvs), temos um novo grande exemplo despontando no mercado. É o caso da Magazine Luiza, que vem investindo fortemente em inovação e tecnologia, e já percebe o resultado em ótimas avaliações de mercado e maior aceleração do valor das suas ações.
A empresa investiu tanto em inovação e TI que criou o Luiza Labs, adotando ferramentas tecnológicas como machine learning, big data, cloud computing e mobile, criando um marketplace e fortalecendo seu e-commerce. Dessa forma, a Magazine Luiza já não é mais vista como uma simples varejista, mas como uma empresa de tecnologia.
Como unir inovação e TI na gestão?
Por fim, não poderíamos deixar de falar de inovação na gestão de TI. Para que a empresa passe por um processo de transformação digital, tudo começa com uma boa gestão, capaz de tomar decisões que favoreçam essas atividades de concepção e implantação de uma estratégia de inovação.
De acordo com a Gartner, por meio da tecnologia é possível impulsionar um processo ou cultura de inovação dentro de uma organização. Muitas vezes, as iniciativas de inovação utilizam um método disruptivo de mudança com capacidade para transformar os negócios.
Por isso, ter um bom responsável pela gestão de TI se responsabilizando pela inovação é vital para que a estratégia funcione. É preciso buscar alguém que entenda profundamente e seja um apaixonado por tecnologia, pois ninguém melhor do que essa pessoa para identificar as ferramentas e soluções que viabilizem inovação.
Porém, além de um bom profissional de gestão de TI, a inovação pede uma cultura voltada a ela. É preciso que toda a empresa adote essa cultura de inovação, incentivando os colaboradores a gerar ideias com base em tecnologia, de forma colaborativa.
Desse modo, o gestor de TI pode trabalhar como um exemplo na empresa. Ele deve ser o embaixador da inovação, colaborando para o fluxo constante de ideias e coordenando o trabalho em equipe.
É preciso criar um ambiente ou um sistema que conecte as ideias e as pessoas. A equipe deve estar motivada a moldar e melhorar as ideias, tomar decisões e agir sobre elas. Com o gestor de TI como um facilitador, inovação e TI ganham a oportunidade do casamento perfeito.
Para você que é gestor de TI, deixamos 4 perguntas essenciais para guiarem o seu dia a dia em busca por inovação:
- Como os executivos de sua empresa estão criando uma cultura de inovação?
- Como é possível adotar novas tecnologias que favoreçam a inovação?
- Quais os desafios de negócios que podem surgir enquanto você promove a inovação da TI na empresa?
- Quais são as primeiras soluções de inovação e TI que podem levar a uma transformação do negócio o mais rápido possível?
Enquanto você pensar sobre essas questões, terá um melhor cenário da inovação e TI na empresa, sabendo por onde começar e quais os desafios futuros que devem ser mantidos em vista.
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