Proteja-se com Backup em Nuvem

Proteja-se com Backup em Nuvem

Como o Backup pode proteger os dados da sua empresa contra um ataque virtual

O backup pode parecer um recurso básico, algo simples, mas ele desempenha um papel fundamental nos processos e atividade de segurança corporativa. Podemos ver desde o início da pandemia do Covid-19, é recorrente a divulgação de empresas que tiveram seus dados sequestrados ou o seu sistema invadido. Por isso, vamos abordar o que você pode fazer para não sofrer um ataque, protegendo seus sistemas comercialmente críticos, e durante um ataque, para garantir uma recuperação rápida das operações de negócios.
Existem vários tipos de ataques cibernéticos e um dos mais comuns é o Ransomware, esse tipo ataque é usado para extorsão. Quando um dispositivo é atacado com sucesso, o malware bloqueia a tela ou criptografa os dados armazenados no disco e para recuperar os dados ou ter acesso a ferramenta de descriptografia, os cibercriminosos exigem um pagamento em troca. Existem várias portas de entrada diferentes para o ransomware infectar o seu computador. Um dos métodos mais comuns hoje é através de spam malicioso, ou malspam, que é um e-mail não solicitado usado para entregar malware. O e-mail pode incluir armadilhas em anexo, como PDFs ou documentos do Word. Também podem conter links para sites maliciosos.
Embora os primeiros ransomwares usassem principalmente malwares que se propagar por meio de phishing ou entre dispositivos, o ransomware operado por pessoas surgiu em um grupo de invasores ativos, conduzidos por operadores de ataque humanos, tendo como alvo todos os sistemas em uma organização (em vez de um único dispositivo ou conjunto de dispositivos). Um ataque pode:
  • Criptografar seus dados

  • Exfiltrar seus dados

  • Corromper seus backups

O impacto de um ataque de ransomware em qualquer organização é difícil de se quantificar com precisão. Dependendo do escopo do ataque, o impacto pode incluir:

  • Perda de acesso a dados

  • Interrupção da operação de negócios

  • Perda financeira

  • Roubo de propriedade intelectual

  • Confiança do cliente comprometida ou reputação maculada

  • Despesas legais

Qual o impacto do Backup contra o Ransomware?

A importância do Backup dentro deste cenário de ataques Ransomwares é primária. Os sistemas de recuperação de dados estão cada vez mais na mira dos criminosos, conforme a tecnologia avança positivamente com o seu desenvolvimento, os cibercriminosos também avançam com suas ferramentas de ataques. Sabemos que os dados é um ativo muito valioso para as empresa, sejam dados de colaboradores, quanto dados de clientes e parceiros, com isso, os cibercriminosos acabam se aproveitando desse caminho para aumentar as chances de comprometer os negócios e conseguir o pagamento do resgate.
A verdade é que os desastres podem acontecer a qualquer momento e não são o que todos pensam. De acordo com uma pesquisa da Symantec, há um ataque de hacker a cada 39 segundos e os incidentes de malware aumentaram 25%. Precisamos nos preparar para o inesperado. Existe uma maneira.
Um dos primeiros passos para não comprometer os dados da sua empresa, é elevar a camada de segurança, partindo de uma estratégia centrada na proteção de dados, independente de onde estejam armazenados ou de qual dispositivos sejam acessados.  A deduplicação de dados é um processo que garante agilidade nessa etapa, e consiste em identificar, analisar e remover duplicidades, com o objetivo de enxugar a quantidade de informação armazenada. Com essa medida, reduz-se o número de dados que precisam ser gerenciados e protegidos, permitindo um nível superior de visibilidade e segurança. Em seguida, é preciso organizar as cópias e armazená-las em um espaço local seguro e criptografado, mantendo-a afastadas dos ataques. Essa, inclusive, é uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que já está em vigor no Brasil desde 08/2020.
No entanto, o backup pode levar horas e até mesmo dias para empresas que utilizam armazenamento legado, baseado em disco. A visibilidade do processo de Backup e a recuperação de dados são pontos que, essencialmente, devem ser levado em conta pelos gestores de TI e de segurança no momento da escolha do fornecedor. Com o monitoramento, a equipe é capaz de identificar um ataque Ransomware dentro do próprio Backup, por exemplo, e tomar as medidas necessárias de proteção. Enquanto a agilidade na recuperação dos dados elimina ou reduz o impacto para a operação, com o objetivo de mitigar qualquer possibilidade de interrupção operacional.
O mercado de segurança da informação dispõe de uma variedade considerável de soluções de segurança, e, também, de profissionais preparados para aplicar políticas estratégicas e resolver problemas. Mas, para considerar que os dados estejam efetivamente protegidos de um ataque tão recorrente como o Ransomware, o backup ainda é o maior aliado. Ele é o “seguro de vida” que protege o maior ativo das empresas – os dados. É ele que garante que os dados estarão acessíveis e protegidos, independentemente da sofisticação dos ataques ou do nível de criticidade dos incidentes aos quais organizações de todos os portes estão sujeitas nessa era digital.
O Backup oferece um modelo de nuvem inteligente e eficaz, e garante que nada seja perdido e fique protegido caso alguma ameaça aconteça com sua empresa. Nós da 7IT, trabalhamos com ferramentas inteligentes, garantindo segurança de tudo o que está armazenado. Oferecemos tecnologia de ponta que age contra ataques e outros prejuízos que essas ameaças expõe. Criamos soluções unificadas para pequena, média e grande escala, fazemos com que o projeto se encaixe na necessidade, maturidade e realidade que sua empresa está.
Caso você tenha dúvidas ou queira conhecer nossas Soluções Digitais, traga sua necessidade para a nossa equipe, contamos com especialistas de Infraestrutura de TI e Cibersegurança. Conte conosco para analisar o ambiente de TI da sua empresa e mapear um projeto de acordo com a necessidade do seu negócio.

Gostou do nosso texto sobre como o Backup pode agir contra um ataque Ransomware?

Então, que tal enviar para outras pessoas que tem curiosidade pelo tema? Aproveita e confira nossas Soluções Digitais e leia outros conteúdos do seu interesse em nosso blog.

 


[]
1 Step 1
Nome
Fone/Whatsapp
Website
Empresa
Cargo
Já sabe como podemos te ajudar?

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam

keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Menu