Sua empresa está vulnerável a ciberataques?

Por 7IT - 26/08/2021

Parece que quase todos os dias ouvimos uma história sobre uma violação de dados e invasões de segurança, seja em uma grande corporações ou empresas públicas. Se você é proprietário de uma pequena ou média empresa, talvez ache que esses tipos de ameaças não são preocupantes para você, que sua empresa é pequena demais para que alguém crie um ataque virtual contra ela. Engano seu!

Os cibercriminosos estão mais focados do que nunca em Pequenas e Médias Empresas, pois elas são alvos lucrativos. Eles sabem que as pequenas empresas não têm orçamento e conhecimento de segurança para se proteger com eficácia, por isso, elas se tornam alvos fáceis.

Empresas de médio e pequeno porte, eventualmente, não contam com profissionais ou empresas especializadas para analisar a fundo todas as vulnerabilidades que elas sequer sabem que possuem. Em geral, seus diretores – ou outros profissionais designados para tratar deste assunto – também não conseguem definir uma estratégia de proteção, protelando qualquer decisão sobre investimentos e aplicabilidade.

Inevitavelmente, falaremos sobre o trabalho remoto. Estando em casa, o funcionário fica mais propenso a realizar atividades de risco, como utilizar o computador da empresa para fins pessoais; compartilhar com o computador, ou mesmo senhas com outras pessoas da família, etc.

Os ciberataques e a disseminação de vírus podem ocorrer das mais diversas formas: links contaminados e transmitidos por e-mails, páginas infectadas, download de softwares piratas, download de apps não oficiais, ou mesmo pendrives deixados por criminosos com o vírus que contamina a rede, e muitos outras.

  • Utilizar softwares não licenciados e/ou desatualizados;
  • Escolher senhas fracas;
  • Clicar em links desconhecidos;
  • Abrir e-mails sem considerar sua fonte;
  • Trafegar por redes não seguras;
  • Não utilizar ferramentas próprias para este tipo de proteção;
  • Ausência de protocolo de segurança;
  • Utilização de antivírus gratuito e/ou para uso doméstico;
  • Desativar o firewall;
  • Ausência de ferramentas de criptografia.

Atentar-se ao tema e inserir uma política de cibersegurança em sua empresa é a forma mais eficiente para não ter os custos afetados, além de se manter em conformidade com a LGPD, isso proporcionará maior transparência aos seus clientes, fornecedores e parceiros e até mesmo colaboradores, gerando impacto positivo na lucratividade da corporação.

Não fique no achismo!

Converse com  profissionais especializados, faça o levantamento das vulnerabilidades de sua empresa e tenha o real panorama dos investimentos necessários para garantir a segurança de sua rede e da sua organização.

Nós da 7IT, não medimos esforços para oferecer soluções inteligentes, acessíveis e ferramentas líderes no mercado.

Nosso maior benefício está na dedicação e comprometimento através de um atendimento com um time especializado, qualificado e apaixonado por tecnologia.

Gostou do artigo? Quer saber mais? Fale conosco abaixo, e acompanhe nossas publicações nas redes sociais.